segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O computador na sala de aula


O profissional de hoje precisa assumir um papel de destaque que exercite um conjunto de ações críticas, reflexivas e criativas. Alguém que seja capaz de aprender, trabalhar em grupo e posicionar-se nas áreas em que convive como alguém que é resultado da sociedade do conhecimento em que vivemos. Esse profissional começa a ser formado na escola, mas sua educação será deficiente se o professor, transmissor do conhecimento, continuar adotando práticas da velha pedagogia. Exemplos nem tão recentes atestam o êxito na construção de novas competências, ampliando o potencial de conhecimento dos alunos, desde que os computadores começaram a ser utilizados como uma notável ferramenta a serviço da educação.

Os melhores colégios de São Paulo, campeões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) introduziram o computador nas salas de aula na virada do século, mas não abandonaram as aulas de informática para seus novos alunos. Nessas aulas ensinam a utilização dos programas que serão utilizados na transmissão de conhecimento em sala de aula. Segundo cálculos do Ministério da Educação, mais de 85% dos alunos que chegam ao ensino fundamental possuem intimidade no uso do computador. Portanto, a presença do computador como máquina de jogos, pesquisa, conhecimento e relacionamentos através da rede sociais é uma velha conhecida da criança. É comum crianças ensinando a pais e avós as noções da informática.

Nesta época de reserva de matrículas para o ano letivo de 2013, pais devem ficar atentos às ferramentas pedagógicas oferecidas pelos colégio, além de bons professores. O computador não pode mais ficar restrito aos laboratórios de informática. Ele tem que estar em sala de aula, como valioso aliado do professor na distribuição do conhecimento, reforçando o processo tradicional de ensino. E as crianças agradecerão e aprenderão mais. Outra pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação em colégios de São Paulo, Rio, Salvador, Recife e Belo Horizonte, mostra que a utilização do computador em sala de aula, a partir do ensino fundamental, aumenta em 32% o índice de aproveitamento dos alunos, o que se reflete em melhores notas.



(Fonte: Blog do Fernando Allende, G1 - Globo)

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